SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

SUPERMERCADO J. EDILSON: O MELHOR PREÇO DA REGIÃO - Ligue: 3531 2502 - 9967 5060 - 9196 3723

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MINISTÉRIO DA CULTURA DESTINA MEIO MILHÃO PARA FORMAÇÃO DE JOVENS NEGROS


Professora Ady Canário, da UFERSA, coordenará o projeto

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido terá mais um projeto de extensão financiado diretamente pelo Governo Federal. É que o Diário Oficial da União, na edição do último dia 26 de outubro, publicou a aprovação, por meio da Fundação Cultural Palmares - FCP -, vinculado ao Ministério da Cultura, do Núcleo de Formação de Agente da Juventude Negra - NUFAC - da UFERSA.

Concebido pela professora Ady Canário, o Projeto da UFERSA viabilizará a qualificação profissional gratuita de 200 jovens negros e negras, entre 15 e 29 anos, oriundos do ensino fundamental e médio, e das classes sociais C, D e E, no período de 12 meses. “Uma das finalidades do nosso Núcleo é a formação de agentes culturais aptos a atuar como promotores da cultura afrobrasileira no mercado de trabalho”, explica a professora Ady.

O NUFAC da UFERSA ofertará cursos de Qualificação Profissional, entre 2012 e 2013, de Operador de Editoração Eletrônica, Produtor Cultural, Produtor de Vídeo, Web Designer e Confeccionador de Bijuterias, entre outros. “Os jovens formados pelo Núcleo da UFERSA deverão estar aptos a desenvolver atividades profissionais nos programas do Ministério da Cultura, como o Usina Cultural, Agente de Leitura, Praça de Esporte e Cultura e outros promovidos em parceria com a sociedade civil”, completa a professora.

Visando a implementação do Projeto, ilustra Ady, será destinado diretamente a UFERSA o valor de R$ 568.695,60. Em contrapartida, a Universidade abrigará o NUFAC, no Campus Sede, disponibilizando o espaço físico para a realização das atividades do Projeto, bem como ficará responsável pela emissão dos certificados aos participantes.

Ainda de acordo com Ady, a Fundação Cultural Palmares selecionou dez projetos para a criação dos NUFACs, entre cerca de 50 propostas de órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Dos projetos aprovados pela Fundação, um é da região Norte, dois do Centro-Oeste, três do Sudeste, um do Sul e três do Nordeste. A UFERSA ficou em segundo lugar na lista dos núcleos nordestinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflita, analise e comente